Programa

O primeiro folheto de NA, auto-intitulado, conhecido entre os membros como “O Livro Branco”, descreve NA como uma “irmandade” de homens e mulheres, sem fins lucrativos, para quem as drogas se tornaram num problema muito grave … adictos em recuperação que se reúnem regularmente para ajudar uns aos outros a se manterem limpos. A afiliação a Narcóticos Anónimos é aberta a qualquer adicto a drogas, independente do tipo ou combinação de drogas usadas. Não existem restrições sociais, religiosas, económicas, raciais, étnicas, de nacionalidade, género ou status social. A afiliação a Narcóticos Anónimos é inteiramente voluntária. Não existem arquivos sobre a frequência e nem listas de membros, seja para uso interno de NA ou para qualquer outro uso. Os membros vivem em suas comunidades e frequentam as reuniões quando lhes convém. Não existem taxas para afiliação. A maioria dos membros contribui regularmente com pequenas somas que ajudam a cobrir as despesas dos grupos, mas as contribuições não são obrigatórias.

A base do programa de recuperação de Narcóticos Anónimos é uma série de actividades pessoais conhecida como Doze Passos, adaptados de Alcoólicos Anónimos. Estes “passos” incluem a admissão de que existe um problema, a busca de ajuda, auto-avaliação, partilha em nível confidencial, reparar danos causados e trabalhar com outros adictos a drogas que queiram se recuperar. Algo importantíssimo no programa é a ênfase no que é chamado “despertar espiritual”, ressaltando o seu valor prático e não sua importância filosófica ou metafísica, o que facilitou a tradução do programa, mesmo considerando-se barreiras culturais. NA em si, não é um programa religioso e encoraja cada membro a cultivar um entendimento pessoal, religioso ou não, deste “despertar espiritual.”

Narcóticos Anónimos acredita que uma das chaves do seu sucesso seja o valor terapêutico de adictos trabalhando com outros adictos. Nas reuniões, cada membro partilha experiências pessoais com os outros buscando ajuda, não como profissionais, mas simplesmente como pessoas que tiveram problemas similares e encontraram uma solução. Narcóticos Anónimos não tem terapeutas, não oferece moradia nem clínicas. NA não oferece orientação vocacional, legal, financeira ou serviços médicos. A coisa mais próxima de um “conselheiro de NA” é o padrinho ou madrinha, um membro experiente que oferece ajuda informal a membros mais recentes.

O principal serviço oferecido por Narcóticos Anónimos é a reunião em um grupo de NA. Cada grupo se administra a si próprio, tendo como base princípios comuns a toda a organização. Estes princípios estão contidos na literatura de NA. Não existe estrutura de serviço hierárquica em NA. A maioria dos grupos não tem instalações próprias permanentes e alugam espaço para suas reuniões semanais em locais administrados por entidades públicas e organizações civis ou religiosas. As reuniões podem ser “abertas”, o que significa que qualquer um pode participar, ou “fechadas”, quando somente pessoas que estão lá para tratar de seu próprio problema com drogas podem participar. As reuniões são conduzidas por membros de NA e outros membros participam partilhando suas próprias experiências na recuperação da adicção às drogas.

A premissa básica do anonimato permite aos adictos frequentarem as reuniões sem receio de repercussões legais ou sociais. Esta é uma consideração importante para um adicto quando se propõe a ir a uma reunião pela primeira vez. O anonimato garante também uma atmosfera de igualdade nas reuniões. Ajuda a assegurar que nenhuma personalidade ou circunstância individual venha a ser considerada mais importante do que a mensagem de recuperação partilhada em NA.

O programa de Narcóticos Anónimos usa um conceito de doença da adicção muito simples, baseado na experiência. Narcóticos Anónimos não qualifica seu uso do termo “doença” em qualquer outro senso médico ou terapêutico especializado. NA também não faz qualquer tentativa de persuadir outros de que a sua visão é correcta. O que NA sabe é que seus membros descobriram que a aceitação da adicção como doença é algo eficaz para ajudá-los. Apesar de não serem termos de uso muito comum, NA utiliza os termos “adicto” e “adicção” principalmente porque são termos que melhor expressam sua visão de que a adicção a drogas é uma doença que afecta o indivíduo em todas as áreas de sua vida e para evitar qualquer confusão inicial, quanto à compreensão da natureza e do propósito de NA, por parte de adictos que buscam ajuda para seu problema com drogas.

Narcóticos Anónimos encoraja seus membros a se manterem abstinentes de qualquer droga, inclusive o álcool, mesmo outras substâncias que não eram de escolha daquela pessoa. Entretanto, o único requisito para se tornar membro de NA é “um desejo de parar de usar” drogas. A experiência de membros de NA tem mostrado que a completa e contínua abstinência é a melhor base para a recuperação e o crescimento pessoal. Porém, Narcóticos Anónimos, como associação, não tem qualquer posição quanto ao uso de cafeína, nicotina ou açúcar. Da mesma forma, o uso de medicação prescrita para tratamento médico ou condições psiquiátricas não é nem encorajada, nem proibida em NA. Embora reconhecendo numerosas questões quanto a essas áreas, NA entende que são assuntos de decisão pessoal e encoraja seus membros a consultar sua própria experiência, a experiência de outros membros e profissionais de saúde qualificados, para tomar decisões sobre estes assuntos.

Mais uma coisa precisa ser dita sobre o programa de Narcóticos Anónimos. Seus membros reconhecem que Narcóticos Anónimos é apenas mais uma organização dentro de muitas que tratam o problema de adicção a drogas. Seus membros reconhecem que tiveram sucesso significante ao tratar de seus próprios problemas de adicção, mas NA não diz ter um programa para todos adictos, sob todas as circunstâncias, ou que suas visões terapêuticas deveriam ser universalmente adoptadas. Se Narcóticos Anónimos puder ser útil para adictos sob seus cuidados ou em sua comunidade, NA.

Para saber mais sobre adicção:
O que é adicção?
A adicção é uma doença?
Adicção significa apenas drogadição? E os outros tipos de adicção?
Então porque nossa irmandade é nomeada a partir de uma categoria específica de drogas?
Adendo posterior

O QUE É ADICÇÃO?O QUE É NA?INICIANDO UMA REUNIÃO DE NANA: PARCERIAS COMUNITÁRIAS

Para mais informações contacte-nos através do: info@na.org.mz ou +258 87 246 3862 (Linha Verde)

Copyright 2019 NA Região de Moçambique. Todos direitos reservados.
Designed by Poissane Tribalmaster